SE PARAR GRUDA!

A melhor postura é a próxima. Você já ouviu essa frase antes? A manutenção dos processos biológicos depende de estímulos elétricos, químicos e mecânicos. SIM – o corpo humano DEPENDE DE MOVIMENTO para funcionar bem. Permanecer muito tempo em uma mesma posição diminui essa capacidade interna de comunicação. Você já teve alguma experiência de dor nas costas ou bacia, depois de muito tempo em pé, ou sentado, ou ainda… depois de uma looooonnnga noite de sono?

Pois é… parado, vai grudando tudo e o resultado é o enrijecimento. Se for em pé – endurece pelo nível tensional alto. Fica tudo contraído para sustentar. E a falta de variação (mais relaxado e mais tenso) cansa dos pés à cabeça. E nesse contexto de excesso, a área mais fragilizada vai doer. Se for sentado, fica um pouco mais fácil aguentar. O problema é que as áreas apoiadas ficam cada vez mais amortecidas pelo peso. O fluxo de fluidos diminui, as pernas incham no final do dia. Se tiver bebezinho na barriga então… incham bem antes do dia acabar…

É através da variação que conseguimos preservar essa constante mudança de nível tensional: hora mais contraído, hora relaxado. E A VARIAÇÃO É O GRANDE SEGREDO DO SUCESSO.
Então, toda vez que eu escuto: minha cadeira de trabalho é excelente, muito confortável… (careta) quanto mais confortável fica, menos você vai se mexer. A tendência é se apoiar mais, relaxar mais. Com o passar do tempo, a atividade metabólica das áreas apoiadas diminui. Reduz fluxo de fluidos, troca de nutriente, oxigênio. E aí, essas áreas todas enfraquecem – fica uma porcaria.
Não basta a mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo – precisa se mexer, mudar de posição.

Dica para quem trabalha sentado: duas pequenas mudanças!
– Experimente trabalhar sentado sobre um banco (ou então, na ponta da cadeira – sem encosto) por alguns minutos. Procurando manter uma postura bacana. Você vai notar uma mudança significativa no nível tensional do tronco depois de alguns minutos. Não adianta engessar nisso tá? Lembre-se, é sobre VARIAÇÃO – Se parar gruda. Então, de tempos em tempos, RELAXE E ENCOSTE…

Escolha lugares diferentes para trabalhar (em pé / sentado na cadeira / sentado em um banco / deitado no chão quem sabe… Dedique algum tempo no seu ambiente para entender as possibilidades de VARIAÇÃO.