A vida é corrida… a gente sabe. Com o cansaço físico e mental e com a falta de tempo, não sobra ânimo para fazer exercício.
Mas, o curioso é que a falta de movimento te afasta daquilo que você mais precisa: se sentir bem no dia a dia, com disposição física e mental, para manter sua qualidade de vida.
O Espaço Bem-Estar pelo Movimento abriu suas portas para que em 2023 você tenha mais liberdade e prazer em se movimentar!
Foram 15 aulas, de propostas diferentes para adultos, crianças e mães com bebês. Para se inscrever, clique no botão abaixo e fale com a gente pelo Whatsapp!
Esqueça a ideia de um ambiente fechado, cheio de gente, com música alta e movimentos repetitivos.
Aqui a proposta é que você se movimente de forma natural, espontânea a prazerosa.
Proposta Educativa Menegatti
Esse é um trabalho para quem quer ter liberdade para se movimentar. Um treino educativo que utiliza informação e movimento para que você possa viver a vida sem dores nem limitações.
Nas aulas, estudamos algum movimento específico do corpo humano e levamos essa informação para as sequência de ações. Essa é uma estratégia muito eficiente para que você seja capaz de utilizar as informações da aula no seu dia a dia. Além disso, as aulas ficam muito mais dinâmicas e divertidas.
Subir, escalar, virar, empurrar, puxar, se enrolar e desenrolar, suspender…. ficar no ar!
Ja pensou fazer tudo isso e ainda com uma boa pitada de diversão?
Contact Improvisation é uma prática corporal de alta fiscalidade que surgiu no meio da dança pós moderna norte Americana na década de 1970, a partir de experimentos de um pequeno grupo liderado pelo coreógrafo Steve Paxton. Utiliza princípios do Aikidô, Yoga e Dança Contemporânea para criar sinergia entre o movimento de 2 ou mais pessoas.
Parte da premissa de que o toque é público, rompendo hierarquias sociais e também de ocupação do espaço. Ainda pouquíssimo difundida, com apenas 50 anos de existência, para participar é preciso apenas ser uma pessoa adulta e se permitir a liberdade de improvisar seu corpo em contato com o corpo de outras pessoas. Não há pré requisitos, não é preciso ter experiência prévia.
Partindo do entendimento de que todo corpo dança, a aula de dança contemporânea se destina ao público adulto (com ou sem experiência em outras modalidades de dança) e tem como base diferentes técnicas e abordagens de dança contemporânea e educação somática.
Nessa aula vamos explorar o corpo, o movimento e a presença a partir de diferentes propostas e tópicos corporais, tanto em sequências coreográficas como em jogos de improvisação e movimentação espontânea.
Investigamos os apoios do corpo, deslocamentos, tempos e ritmos, planos e níveis e a relação do corpo no espaço, ampliando o vocabulário gestual e o estudo de movimentos complexos, além de aspectos estéticos e imaginativos que reverberam da expressão singular do corpo que dança.
Direcionadas às recém mães e seus bebês, a aula de dança mãe-bebê é uma atividade de movimento realizada em um ambiente seguro preparado para acolher e encorajar os bebês ao movimento a partir de materiais e elementos sensoriais, ao mesmo tempo que proporciona um momento de relaxamento, descontração, prazer e autocuidado para as mães através do movimento.
As propostas de dança são pensadas para esse corpo em constante transformação e que necessita mobilizar tensões e emoções, promovendo o alongamento e o fortalecimento do corpo através de sequências de movimentos e gestos com diferentes objetos dançantes e ritmos. Além disso, incentivam o vínculo e a conexão mãe-bebê e a socialização entre outras mulheres para acolher e compartilhar suas experiências maternas.
E seus cuidadores…
A aula de dança para bebês, crianças pequenas e cuidadores destina-se ao público infantil e adulto – mães e pais interessados em atividades artísticas e interativas.
Nessas aulas propõe-se um espaço rico em propostas e investigações de movimento a partir de diferentes estratégias dançantes, como brincadeiras cantadas, jogos de improvisação, interação com objetos dançantes e materiais que despertam o corpo e o movimento para a imaginação e a criação.
Promove-se a integração entre bebês, crianças pequenas e familiares em um espaço seguro e pensado para as crianças brincarem dançando, no qual os pais também são convidados a um momento de movimento, autocuidado, bem-estar e presença.
Espontaneidade e expressividade através do movimento são os eixos das aulas de dança contemporânea para crianças. Nessas aulas, propõe-se a investigação do movimento a partir de jogos corporais e de improvisação, interação com objetos dançantes e outros elementos, figurinos, entre outros materiais que despertam o corpo e o movimento para desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade imaginativa e criativa.
Promove-se o despertar para a singularidade e a coletividade, à medida em que o grupo interage e se comunica pelo movimento. Tem como conteúdos a consciência do corpo, estudo de movimentos complexos, planos e níveis de movimento, interação coletiva, ritmo e musicalização.
Hatha Yoga é um dos sete ramos clássicos do yoga e essencial para quem quer iniciar um caminho na busca do aperfeiçoamento psicofísico. Na prática física há maior tempo de permanência nas posturas e com a respiração consciente, os ajustes e alinhamentos são melhor trabalhados para que o aluno sinta e ganhe consciência do próprio corpo, promovendo auto-observação e autoestudo, sentindo de fato habitá-lo.
Além das posturas físicas (asanas), são trabalhados exercícios de respiração (pranayamas), mantras, exercícios de contração e liberação de toxinas (bandhas), técnicas de purificação (kriyas), exercícios de concentração (mudras) e relaxamento. Por acreditar verdadeiramente que esta é uma prática para todos os corpos, conduzo minhas aulas com acolhimento e gentileza.
Sou graduada em Educação Física pela UNICAMP (2010).
Aprofundei-me nos métodos Pilates, Treinamento Funcional, Liberação Miofascial e algumas outras abordagens somáticas. A partir disso, vi a necessidade de seguir em busca de informações e estratégias para progredir nos atendimentos.
Em 2017 conheci a Proposta Educativa Menegatti – que estudo, trabalho e pratico desde então.
Conhecer publicações que abordam a biologia na matéria viva, trouxe uma nova perspectiva sobre o que é saúde e o que de fato precisamos para nos manter BEM.
Sou instrutora de Hatha Yoga e meditação segundo a tradição védica, formada pelo Instituto de Yogaterapia de Campinas e formada em Yoga Restaurativo com Luciana Lobo. Em 2022 estudei Yoga acessível ao trauma com as professoras especialistas na área Raquel Peres e Sabrina Schwab.
Pratico yoga desde 2013 e estudo e facilito aulas desde 2017.
Me formei em jornalismo, trabalhei anos em agência de propaganda, mas foi o Yoga que realmente fez sentido na minha vida. Práticas, estudos, vivências no Yoga proporcionam ao meu corpo e à minha mente benefícios que também quero dividir com as pessoas para que elas tenham a oportunidade de sentirem em seus próprios corpos, em níveis físicos, energéticos e espirituais.
É bailarina, preparadora corporal e professora de dança, com atuação artística e pedagógica na dança contemporânea a partir de abordagens somáticas do movimento. Bacharel em Dança pela UFSM-RS e licenciada pela UNICAMP-SP, trabalha com a produção e ensino da dança para crianças, jovens e adultos há mais de dez anos. Tem formação como Educadora Parental e traz, para o trabalho com as crianças e adultos em relações familiares, o olhar sensível das artes, respeitando os movimentos e tonalidades das diferentes fases da vida.
Apaixonada pelo corpo e sua expressividade e curiosa pelas relações humanas e as infâncias, direciona seu trabalho no desenvolvimento dos saberes sensíveis – estudos da presença, escuta ativa, consciência corporal, inteligência emocional e a sensibilidade estética e criativa.
Marília Carneiro é coreógrafa, dançarina e pesquisadora transdisciplinar, diretora da Mucíná – Aquela Que dança. Apaixonada pelo movimento, tornou-se sua analista e cursa a especialização em Sistema Laban-Bartenieff. É a introdutora do Contato-Improvisação – Ci, em Campinas, ou seja, a primeira profissional a trabalhar sistematicamente com essa forma de dança na cidade.
Desenvolveu uma metodologia original para o ensino e a pesquisa do Ci, que integra pessoas novatas e iniciantes como princípio para a difusão dessa prática transformadora. Coordena desde 2017 a única formação em Ci do Brasil, sendo a segunda do mundo. Entusiasta máxima das práticas de grupo, com prazer estará no espaço incrível do BEPM para reunir quem quiser improvisar seus corpos em contato com outras pessoas.
Sou artista e graduada em Educação física pela UNICAMP (2019). Comecei a praticar tecido em 2008 e me apaixonei. Fiz diversos cursos de formação de professores de aéreos e workshops sempre buscando me aprofundar e conhecer novas modalidades, metodologias e abordagens. Atualmente pratico e dou aulas de tecido, lira, trapézio, faixa e pole dance.
Idealizado por Lizis Tahara, as práticas oferecidas pelo Espaço Bem-estar pelo movimento oferecem autonomia e liberdade, para você explorar o movimento de forma natural, espontânea e consciente. É um trabalho diferenciado que usa a informação e a educação para transformar sua relação com o movimento.
Está localizado em rua tranquila, de fácil acesso, na região próxima ao colégio Sagrado Coração de Jesus, em Campinas-SP.